Consultas

A Terapias 106 possui uma Equipa de Profissionais qualificados para garantir uma resposta dotada de qualidade e rigor a todos os clientes.

PSICOLOGIA

A Psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento, tentando encontrar as causas destes através de procedimentos de observação, avaliação e análise.

A Psicologia Clínica pretende entender, apoiar e melhorar as fragilidades emocionais sentidas, proporcionando uma melhoria do bem-estar psicológico.

As técnicas de intervenção em psicologia clínica podem diferir em função do modelo teórico-científico que seja utilizado (psicanalítico, cognitivo, comportamental, existencial, centrado na pessoa entre outros).

  • Psicologia da Criança e do Adolescente

    A consulta de psicologia da criança e do adolescente é realizada primeiramente com os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente.

    Após realização de avaliação psicológica, inicia-se intervenção psicológica, caso a avaliação realizada o justifique.

    As consultas de psicologia da criança e do adolescente tem uma base lúdica de forma a conseguir-se compreender e realizar a intervenção necessária.

  • Psicologia do Adulto

    Na consulta de psicologia do Adulto responde-se ao pedido do cliente, delineando-se a intervenção a realizar. Poderá ser efetuada avaliação psicológica.

  • Avaliação Psicológica

    Consiste na avaliação de diversos parâmetros, através de provas psicológicas padronizadas. As provas utilizadas são escolhidas de acordo com o solicitado pelo cliente ou de acordo com a necessidade do Psicólogo que está a realizar a consulta/avaliação em Psicologia.

  • Orientação escolar e profissional

    Os jovens, em especial no 9º Ano e o 12º Ano de escolaridade, deparam-se com uma grande decisão, considerada pela maioria como difícil, suscitando muitas dúvidas e incertezas.

     

    A Orientação Escolar e Profissional permite o apoio e ajuda na descoberta daquilo que mais lhes interessa e que gostariam de ser, enquanto estudantes e futuros profissionais.

    A Orientação Escolar e Profissional é composta por um conjunto de sessões com entrega final de relatório.

Saber Mais

TERAPIA DA FALA

A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção, formação e investigação nas perturbações da comunicação, linguagem, fala, voz e deglutição. Portanto, o terapeuta da fala atua em qualquer faixa etária e, frequentemente, em interação com outros profissionais (como pediatra, otorrinolaringologista, neurologista e psicólogo). Na primeira consulta é realizada uma avaliação e é estabelecida a necessidade de continuação dessa avaliação ou de início de acompanhamento terapêutico.

  • Terapia da Fala nas Crianças

    O terapeuta da fala acompanha crianças com perturbações de motricidade orofacial (com repercussões na fala, mastigação e deglutição), de produção dos sons da fala, de desenvolvimento da linguagem, da fluência, da leitura e escrita, e da qualidade vocal. Pode, ainda, atuar junto de bebés com dificuldades de alimentação.


  • Terapia da Fala nos Adultos

    O terapeuta da fala acompanha adultos que apresentem, sobretudo, perturbações da qualidade vocal e perturbações da comunicação, linguagem e/ou deglutição (decorrentes de quadros neurológicos, como AVC, por exemplo).


Saber Mais

NUTRIÇÃO

A nutrição visa a melhorar o estado de saúde humando atravês do estudo de ciências de nutrição, ciências naturais e extas, bem como ciências sociais e médicas. Um nutricionista tem conhecimentos relacionados com o metabolismo de nutrientes com importante papel na:

  • Promoção da saúde;
  • Prevenção da doença;
  • Fisiopatologia da doença;
  • Terapêutica da doença;
Saber Mais

FISIOTERAPIA


A Fisioterapia é uma disciplina da área da saúde dedicada à prevenção, avaliação e tratamento de disfunções do sistema músculo esquelético e neuromuscular.


Os fisioterapeutas são profissionais qualificados que proporcionam cuidados personalizados para melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes.


Utilizando técnicas manuais, exercícios terapêuticos e outras abordagens, os fisioterapeutas ajudam a restaurar a mobilidade, aliviar a dor e promover a reabilitação após lesões, cirurgias ou condições crónicas.



  • Fisioterapia para Adultos

    coming soon

  • Fisioterapia para Crianças

    A fisioterapia pediátrica centra-se na criança e na família, com o objetivo de prevenir e/ou reabilitar promovendo desta forma a sua máxima funcionalidade e eficiência nas etapas motoras. A intervenção nesta área inclui ainda a capacitação dos cuidadores assegurando a continuidade da intervenção e implementação das estratégias nos diversos contextos de vida da criança.


    Os objetivos terapêuticos são definidos em conjunto com a família, com base numa avaliação específica da criança, de forma a aferir as dificuldades da criança comparativamente ao que é expectável para a sua faixa etária, não deixando no entanto de respeitar o seu ritmo individual.


    A fisioterapia pediátrica recorre, durante as sessões, a brincadeiras do interesse da criança que estimulem a aquisição de etapas motoras e/ou das competências que se encontram em deficit. São ainda estimuladas etapas que embora não se encontrem abaixo do esperado venham na sequência do desenvolvimento motor.

  • Fisioterapia Respiratória

    A fisioterapia respiratória na criança, é geralmente usada em bebés e crianças que apresentam algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado pelo acúmulo de secreções que a criança não consegue eliminar sozinha. Estas secreções são causadas por patologias sendo as mais comuns as bronquiolites, pneumonias e infeções respiratórias.


    A intervenção do fisioterapeuta passa também pelo ensino aos pais e manobras específicas com o objetivo de eliminar as secreções, otimizando as trocas gasosas e consequente melhoria do estado geral da criança.

  • Fisioterapia Pélvica

    A Fisioterapia pélvica dedica-se à reabilitação de disfunções relacionadas com o pavimento pélvico e estruturas adjacentes, bem como à promoção da saúde pélvica da mulher durante os vários ciclos de vida desde a adolescência até à menopausa.


    Dentro das disfunções do pavimento pélvico ressalvam-se:


    • Disfunções miccionais (incontinência urinária, urgência urinária, aumento da frequência urinária de dia e/ou noite)
    • Disfunções ano-retais (incontinência fecal, fissuras anais, crises hemorroidais e obstipação)
    • Disfunções sexuais (dispareunia, vaginismo, anorgasmia)
    • Prolapsos dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e/ou reto)
    • Dor pélvica
    • Pré e pós-operatórios de cirurgias pélvicas

    A fisioterapia pélvica intervém ainda durante a gravidez e no pós parto, na prevenção e tratamento de disfunções pélvicas, condições músculo-esqueléticas e desconfortos causados pelas alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez bem como na preparação para o momento do parto e o pós-parto.

Saber Mais

OSTEOPATIA

A osteopatia é uma técnica que utiliza a manipulação manual para movimentar, posicionar e alongar partes do corpo, nomeadamente, as estruturas do sistema músculo-esquelético, estimulando assim, a recuperação das partes do corpo afetadas. 


A osteopatia reduz o desconforto e promove a flexibilidade e o equilíbrio do organismo.



Pode ser indicada como tratamento complementar de dores na coluna ou musculares e pequenas lesões desportivas.

Durante as sessões, o osteopata utiliza as mãos para movimentar o corpo da pessoa em diferentes posições, fazer pressão em pontos específicos e alongamentos para alinhar adequadamente as articulações.

Saber Mais

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional é a ciência e a profissão que estuda a ocupação humana. Trabalha no sentido de promover a independência e autonomia do indivíduo.

A Terapia Ocupacional Pediátrica utiliza o brincar como meio terapêutico, promovendo o desenvolvimento infantil na área motora, sensorial, emocional, cognitiva e da interação social, de forma a garantir um bom desempenho ocupacional.


Áreas de Atuação:

  • Paralisia Cerebral;
  • Perturbação do Espectro do Autismo;
  • Dispraxia Motora;
  • Perturbação do Processamento Sensorial;
  • Alterações genéticas.

Saber Mais